room service – vanessa martins.

room service – vanessa martins.

2010.12.01










No mesmo dia em que terminou a licenciatura em Design Industrial, Vanessa Martins entra para a equipa de actores da telenovela Morangos com Açúcar. A representação é um bichinho que carrega consigo há muito tempo, mas não resume a sua ambição.

Já quis ser decoradora, naquela altura da vida em que queremos ser tudo, estagiou em Veneza no estúdio Bogiana Arquitects e é sócia da empresa de comunicação não convencional FNY HoW. Adora viajar (até sozinha!) e não elege nenhum destino de sonho. Talvez porque acredita ter como grande objectivo de vida conhecer o mundo até morrer. Diz que tudo o que conseguiu até agora foi resultado de um processo gradual, sem nunca se sentir ansiosa. E a verdade é que, no quarto de Vanessa Martins, encontrámos um imaculado mundo de tranquilidade.

Há pouco dizias-me que, para ti, o quarto é sobretudo um espaço para dormir. Como é que gostas de ter o teu quarto? Pelo que vejo, muito luminoso...Todos os meus quartos até agora têm sido brancos, porque é uma cor tranquilizante e neutra; é fresca nos dias de Verão e quente no Inverno, basta acender uma luz e fica um ambiente acolhedor. Gosto imenso do branco, tem sido a minha cor de eleição.

Mas entretanto tens uma parede num outro tom...Sim, optei por colocar um papel de parede verde água, que também dá um ar tranquilo.

E o teu quarto de criança também era branco? Não, era precisamente o contrário de tudo o que gosto agora! Tinha móveis de madeira escura, de cerejeira, cortinados de xadrez bordeux...era muito pesado, com muitos bonecos. E era muito confuso! Então acho que, assim que tive oportunidade, optei por quartos completamente diferentes desta linha, mais tranquilos.

Tranquilidade é a palavra-chave para o teu quarto... Se transmite tranquilidade, transmite sossego, logo, é bom para dormir. Não gosto de ter muitas informações e ruído no quarto, mas apenas o essencial: além da cama, as mesas de cabeceira, a água para beber durante a noite, uma televisão para usar apenas de vez em quando, algumas velas...e muitas almofadas! Nem roupa gosto de ver no quarto, ou malas...o meu quarto está sempre assim, super arrumado. Detesto confusão no quarto. Como viajo muito, tenho sempre presente aquela ideia de hotel, onde os quartos são extremamente arrumados.

Demoraste muito tempo a decorar o quarto? Já tinha a cama, que me tem vindo a acompanhar há algum tempo. Também já tinha o papel de parede, mas no início não sabia onde iria utilizá-lo. Depois acabei por decidir colocá-lo quarto. Entretanto já sabia que queria umas mesas de cabeceira em cubo de espelho, porque gosto imenso, uma vez que reflecte a luz. E tive de esperar três semanas por elas, até que viessem de Madrid.

Quando queres mesmo alguma coisa para a casa, não te importas de esperar? Eu detesto essa parte... Não me importo, até porque, como vês, ainda não tenho candeeiros, porque ainda não encontrei aqueles que quero mesmo...

E qual o estilo com que te identificas mais ao nível do design de interiores? Antes de tudo, tenho em atenção o preço. O que compro nem sempre são as minhas peças favoritas, porque aquelas que mais gosto são demasiado caras. Por exemplo, as cadeiras da mesa da sala, que são do designer Charles Eams, foram o investimento mais a sério que fiz até agora nesta casa. Mas geralmente gosto das peças da Área e de misturar um pouco o estilo antigo com o moderno.

Reparei que tens poucas fotografias em casa e nenhuma do quarto, porquê? Dizem que não se deve ter fotografias no quarto. O meu está complemente despido de tudo isso. Acho importante que assim seja.

A sério? Interessante...Além disso, no meu quarto não há praticamente nada ligado à electricidade, a não sei o candeeiro. O telemóvel não fica no quarto, não é carregado lá e quanto à televisão, quando está desligada, nunca deixo a ficha na tomada...

...é uma espécie de espaço imaculado? Sim, porque na casa dos meus pais tinha imensos aparelhos eléctricos no quarto: computador, alarme, ar condicionado. Tudo aquilo criava uma enorme poluição! E havia sempre o tal zumbido que só se ouve quando está tudo em silêncio. Na realidade, não descansamos.

Também sei que adoras viajar. Qual é o destino de sonho que ainda não conheces? Não sei...as minhas viagens acontecem muito por acaso. Não tenho nenhum destino de sonho. É qualquer um...quero conhecer o mundo!

Mas não tens uma vontade especial de conhecer determinado país ou cidade? Hum...por exemplo, há pouco estava a ver um programa na televisão sobre a Nova Zelândia e, assim de repente, parece-me um óptimo destino!

E dos que já visitaste, qual te impressionou mais? Adorei o Chile. É um país onde me imaginaria a viver. O norte do Chile é rural e típico, mas em Santiago do Chile é tudo diferente, parece Nova Iorque. É uma capital moderna, com arranha-céus e muito diferente do resto do Chile. Adoro o facto de ser um país completo: tem neve, praia, montanha...

Adorava conhecer! É um país lindíssimo, que conheci sozinha.

Sozinha? Sim, viajo muito sozinha. Também fui para Angola sozinha. É muito o espírito do Erasmus!


© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for



.