room service – ana luísa barbosa.

room service – ana luísa barbosa.

2010.10.06










Ana Luísa Barbosa é um dos rostos da MTV desde 2007, quando foi escolhida para ser a próxima VJ do canal de música.

Formada em Direito, trocou os tribunais pela caixinha mágica, que a fascinou desde os tempos em que trabalhava como modelo. O que mais adora na sua profissão é conseguir transformar uma ideia em realidade televisiva e a possibilidade de cruzar-se com pessoas fantásticas. Fomos conhecer os recantos da sua (outra) casa e a eterna companheira, Misha.

O que representa o teu quarto para ti? É a divisão favorita da casa? É, apesar de querer dizer que não é onde passo mais tempo...mas a verdade é que é! Porque durmo imenso. É mesmo a minha divisão favorita e faço questão que me transmita calma, para poder descansar.
Daí estares a dizer há pouco que gostas de ter sempre o quarto arrumado... Sim. A minha mãe está sempre a dizer-me que “fazer a cama é ter a divisão arrumada”, embora eu por vezes não a faça (risos). Tenho uma relação muito próxima com a minha cama. Adoro, por exemplo, quando compro um novo conjunto de lençóis e me deito neles...além disso tenho uma cama de casal só para mim e para a minha gata (Misha). Durante muitos anos vivi praticamente num quarto, enquanto estive na faculdade.
Quando partilhamos casa o quarto assume um papel crucial... Sim, porque é o nosso espaço. Eu sempre disse que queria morar sozinha, porque desde pequenina que partilho o meu quarto com alguém. Primeiro foi com os pais, depois com a avó – quando nasceu a minha irmã, depois com a minha irmã, a seguir com a filha dos meus primos e ainda com 70 raparigas, numa residência universitária. Portanto, sempre quis ter um quarto só para mim.
E em relação à decoração, tens algum estilo com que te identifiques? Gosto que o quarto transmita conforto, gosto de cores reconfortantes. Neste momento está em tons claros, mas tem uma razão: a minha gata é branca! Tenho duas capas de édredon, uma roxa escura e outra bordeaux, e adoro este tipo de cores, que me transmitam calor e conforto. Não gosto de cores berrantes. Prefiro manter tudo simples, no quarto e na casa em geral. Odeio biblôs!
Tens algum objecto favorito no quarto? Gosto muito de um gato preto que um amigo me trouxe do Egipto. É engraçado que tudo o que tenho no meu quarto foi-me oferecido.
Gostas de receber presentes? Claro que sim, quem é que não gosta? Adoro...sinto que é Natal.
És licenciada em Direito. Como é que acontece essa troca dos tribunais pela televisão? Há uma parte do meu percurso que explica um pouco isso. Durante dez anos trabalhei como modelo e fazia sobretudo trabalhos de publicidade televisiva. E aí comecei a sentir-me cada vez mais cativada pelo mundo da televisão. O que mais me fascina é aquela sensação “eu estou a fazer televisão”. Gosto do processo. Depois, a MTV sempre teve aquele peso. Acho que todos os que nasceram nos anos 80 sentem isso. É a MTV!
Dez anos como modelo...não foi pouco tempo! Sim, mas nunca foi um sonho. Fui educada numa base em que cada elogio que me faziam, era seguido de três chamadas de atenção, do género “tens os olhos tão giros”, e depois alertavam-me “mas não podes ser vaidosa”. Sempre me incutiram a máxima de “não poder valer apenas pela aparência”. Como modelo, fiz sobretudo fotografia e publicidade, que me dava dinheiro - o que eu precisava na altura. Foi sempre algo secundário, um passatempo, onde adquiri uma série de competências, que agora me são muito úteis. Até mesmo a nível pessoal, nas relações entre as pessoas, ganhei facilidade de lidar com os outros de forma imediata e de criar logo uma ligação. Porque quando era pequena, era muito chata.
Chata como? Quando alguma coisa me corria mal, amuava...mas pronto, era pequena. Entretanto aprendi a relativizar.
A Misha, a tua gata, também é assim? Eu nem digo que ela é a minha gata. A Misha faz parte da minha personalidade. Não me vês a mim, sem ver a minha gata.
São uma espécie de reflexo uma da outra? Sim, ela só podia ser minha! Ela é capaz de dormir a noite toda comigo e os gatos dormem, geralmente, pequenas sestas. E secalhar ela mia muito porque eu falo muito!

© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for



.