room service – ema mendes.

room service – ema mendes.

2012.06.08



















Quando entramos no quarto de Ema Mendes, sentimos uma vida própria, muito organizada, mas cheia de detalhes e recantos de objetos que nos transmitem grande harmonia. A arrumação está-lhe nos genes e não há nada a fazer.

Formadora em Cultura de Moda, na Blossom Image Consulting, e produtora de moda com diversos trabalhos publicados tanto em revistas como na área de publicidade, filmes e videoclips, Ema é também uma eterna apaixonada pelo mundo dos Interiores. Adora o estilo romântico e é fã do branco. Com ela, aprendemos que há sempre um pormenor que pode fazer toda a diferença. Palavra de Ema!

Falavas-me há pouco que o destino te trocou as voltas e que, em vez de seguires Interiores, acabaste por entrar no curso de Design de Moda. Mas a paixão pela decoração não despareceu, imagino...

Ah! Sim, sem dúvida. Confesso mesmo que, nos trabalhos de produção, adoro criar a parte do décor. Aliás, às vezes preocupo-me mais com isso, com o cenário, do que com o resto! Mas também passa muito por aí…

Acredito que também no teu quarto tenhas esse gosto. Qual foi o maior desafio em termos de decoração?
Tenho um grave problema de arrumação de roupa (risos).

Quem não tem!?
Pois! O meu roupeiro está demasiado cheio e metade das peças já nem as consigo ver (risos)! Uso um charriot para os casacos, que é o que ocupa mais espaço. Mas quando vi o quarto pela primeira vez, visualizei logo o que queria. Normalmente tenha essa facilidade.

O branco é a cor dominante. Porquê?
O branco para mim é essencial. Em decoração, principalmente. Não interfere, não cansa... sou uma pessoa que se cansa facilmente. Hoje tenho este edredão com flores, mas tenho sempre uma capa toda branca para ir trocando.

Tem um ar tão romântico!
Sim, é um estilo que adoro. Gosto de tudo o que tem um ar mais romântico, feminino. E tenho sempre muitos detalhes no quarto, uma grande mistura de coisas.

Inúmeros recantos cheios de pormenores e pequenos objetos...
Sim, e todos com um significado. Estão aqui porque foi alguém que me ofereceu ou porque foi de uma viagem que fiz ou, tão simplesmente, porque gostei e larguei ali e ali ficou, passando a fazer parte do quarto. Por exemplo, agora tenho um ramo de espigas, que foi a minha irmã que me deu.

Há pouco falavas-me que és extremamente arrumada, sempre foste assim?
Sim! Fui sempre o oposto da minha irmã. Claro que fui educada neste sentido, mas a minha irmã não tem tanto senso de arrumação. Para ela as coisas estão arrumadas, e de facto até estão, mas não estão harmoniosas (risos). Eu gosto de criar harmonia! Sou assim naturalmente, mas não sou obcecada. Faz parte de mim! Em desenho é igual. O meu desenho é sempre extremamente limpo - e eu adoro desenhos sujos, mas não consigo!

Ainda desenhas?
Por vezes, sim.

O que gostas de desenhar?
Quando desenho não é intencional. Dou conta que estou a riscar, mas tenho uma tendência: olhos, não sei bem porquê...

E este vestido amoroso emoldurado?
É um vestidinho meu de criança, foi a minha mãe que fez. Sempre o tive comigo, pendurado num cabide. Mas depois tinha medo que se estragasse e decidi emoldurá-lo. Agora quero encontrar fotografias em que estivesse com ele vestido para colocar também no quarto.

Ótima ideia! E o que não dispensas no teu quarto?
Humm...um espelho!

O que é que este representa para ti enquanto divisão?
Tem de ser "eu", tem de ser o meu pequeno espaço, porque tudo o resto é partilhado. O quarto é o meu mundo!



© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for


.